INVEJA

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011


(Escrito por Michelle Souza )



Olá Pessoal!


Por acaso, li uma matéria sobre a Inveja numa revista e tive o interesse de ler mais sobre o assunto. Algumas lembranças e passagens vieram a minha memória. Talvez você esteja dizendo: “sou liberto pelo sangue de Jesus! Inveja passa longe de mim!” ou até mesmo: “tem muita gente invejosa me cercando”. Não importa quantos anos de conversão você tem, qual cargo você ocupa na igreja ou se você nunca aceitou a Jesus: a inveja pode estar direta ou indiretamente ligada a você.


Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Geralmente, quando uma pessoa é tomada por tal sentimento, quem era referencial se torna concorrente e quem era admirado se torna um rival. Talvez você já se sentiu assim.


A inveja pode surgir até dentro da igreja. Deus te chamou pra fazer algo na obra dEle, você não quis. Deus levantou outro (a obra do Papai não para), agora você está só criticando quem está fazendo, dizendo que você faria melhor, que ele tá errado e tal. A crítica é uma das características do invejoso. Não estou falando de críticas construtivas, amigáveis. Falo de críticas destrutivas e agressivas, pessoas que desprezam e desvalorizam seus “rivais”.


O invejoso não se conforma em estar aparentemente “por baixo”. Por trás disso existe uma pessoa que se sente inferior, que ainda não descobriu seu valor e seu propósito aqui na terra.
Cada pessoa tem um valor, um talento, um dom especial. Augusto Cury diz: “Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida”. As pessoas e as circunstâncias nos condicionam: se não realizamos bem uma tarefa não enxergam mais nossas qualidades, só os defeitos. Assim, perdemos a confiança e o autorrespeito.


O Senhor diz na sua palavra que devemos “amar uns aos outros” como Ele nos amou. Essa não é uma tarefa fácil num mundo tomado pela competitividade e pelo individualismo. Paulo disse em I Coríntios 13:4 que “o amor não é invejoso”. Que amor é esse? O amor de DEUS, nesse amor devemos nos firmar e edificar nossas vidas.


Acreditar em si não é sinônimo de soberba ou orgulho. Você deve acreditar na sua condição: FILHO DO REI DOS REIS. Você é um príncipe ou uma princesa! Foque nos seus pontos fortes e com a ajuda do Senhor transforme seus pontos fracos e suas limitações em vantagens.


Para se livrar da inveja, precisamos estar com o coração em Deus e na sua palavra. Tiago falou sobre A VERDADEIRA SABEDORIA:


“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.” Tiago 3:13-18 ntlh.


Talvez todos a sua volta estão vencendo e você está “ficando pra trás”. Não se preocupe nem fique com inveja, o tempo de Deus vai chegar na sua vida. Encare as adversidades como um aprendizado. Davi foi um homem que muitas vezes se indignou com a prosperidade dos ímpios, no entanto ao invés de ficar ardendo em inveja, ele falava tudo para Deus. Faça como ele! Agora, se tem algum invejoso tentando te desmotivar... não pague com a mesma moeda. Ore por ele, compartilhe a palavra. Quem vai agir é Deus e não você!


Um grande Beijo Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010