O JEJUM

terça-feira, 27 de setembro de 2011







Olá Pessoal!

Hoje quero falar com vocês sobre um tema sugerido por uma de nossas leitoras: O Jejum. Confesso que ao buscar mais entendimento sobre o assunto pra compartilhar aqui com vocês aprendi muito. O Jejum é uma arma poderosa nas mãos de um filho de Deus, por isso é necessário compreender para que e por que devemos jejuar.


O Jejum significa abstinência, total ou parcial, de alimentação durante certo período ou simplesmente abstenção, privação de alguma outra coisa. O jejum é uma forma de demonstrarmos a Deus o quanto nós somos dependentes dele, sacrificando nosso corpo físico a fim de fortalecer o Espírito. A Bíblia diz em Romanos 8.5: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito”. O Jejum pode nos ajudar a vencer a nossa carne e assim, andarmos no espírito.


Quando nos privamos de alguma coisa que satisfaz a nossa carne, estamos propiciando um momento para dar mais lugar ao espírito. O jejum de comida é o mais comum, no entanto, existem outras coisas que também podem ser eficazes. Que tal abster-se da internet? A nossa geração vive conectada, hoje em dia dá pra acessar a internet em qualquer lugar. Que tal desconectar-se um por um tempo desta vibe e conectar-se ao Senhor. O jejum é eficaz quando traz consigo algum tipo de sacrifício. É muito fácil fazer um jejum de “feijão”, por exemplo, se você nem gosta muito do mesmo. Agora, para um chocólatra, certamente é um sacrifício passar um determinado tempo sem comer chocolate.


Antes de iniciar o jejum, devemos definir o objetivo: renovo espiritual, libertação (de um vício, de um pecado), cura (física, espiritual ou emocional), transformação, unção para ser um instrumento nas mãos de Deus, graça para enfrentar alguma situação e até em favor de outra pessoa. Depois de definir o(s) objetivo(s), faça seu compromisso com Deus, defina do que você irá se abster e a duração do propósito.


É importante lembrar que não adianta sacrificar o corpo e não focar a mente em Deus. Quando estamos em jejum, devemos reservar momentos para ficarmos a sós com o Senhor, momentos de oração, reflexão e leitura a Bíblia. Jejue com fé, com expectativa, acreditando que Deus estará recebendo o seu sacrifício e que haverá um movimento no mundo espiritual em favor do seu pedido.


Em Marcos 9.29, Jesus disse aos discípulos “Esta casta de demônios não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.”. Sabe aquele pecado que você quer vencer, entretanto passa um tempo sem pecar e depois volta no mesmo erro? Sabe aquele nervoso fora do normal na hora das provas que te faz ir mal, mesmo estando bem preparado? Sabe aquele amigo seu que você sonha vê-lo se entregando a Jesus? Ou até quando você está precisando de uma resposta de Deus para sua vida sentimental... Tem vitórias que a gente só conquista com Jejum e oração.


“Ahh, mas eu vou aos cultos, eu sou fiel nos dízimos e nas ofertas, eu isso, eu aquilo...!“ Creio que Deus quer nos despertar também para esta área. O jejum não é só para os mais velhos, é também para nós jovens! uma arma poderosa para vencermos nossos conflitos e batalhas diárias. Durante muito tempo o jejum para mim era algo ocasional, quando dava, quando eu estava afim. No entanto, Deus me despertou a fazer do jejum algo mais frequente na minha vida e eu tenho visto os resultados positivos.


Você pode começar gradativamente, uma vez por semana, abstenha-se de alguma coisa que você gosta, dedique um tempo para Deus. Foque um dia, uma manhã, ou até mesmo o seu pequeno horário de almoço para Ele somente e você vai ver a diferença na sua vida. Em Mateus 6.16,17e18, Jesus nos dá algumas dicas sobre como Jejuar. As pessoas não precisam ficar sabendo, isso é algo pessoal entre você e Deus e alguém que estiver com você no propósito. Saiba que através do Jejum você vencerá batalhas e chegará bem perto de Deus. Pra terminar, deixo três palavras que são importantíssimas no jejum:


Coração quebrantado, prudência e amor.



Um grande Beijo

Michelle (@michellessm_)

Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Ideias no Forno disse...

Gostei ;)

Luciana Oliveira disse...

Muito bom mesmo!

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010