Eu renuncio, Deus

quinta-feira, 8 de setembro de 2011






Queridos, que a paz de Cristo esteja convosco.
Estava orando, pedindo ao Senhor uma palavra para compartilhar convosco e veio-me a mente a história de Abraaão e Isaque. Sei que são muitos versículos bíblicos, mas faço questão de que leia cada um. Por favor.

“ E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. ” (Gênesis 22:1-13)

Amém.
Queridos, quando eu leio essa palavra, sinto-me muito tocado. Pois, o que Abraão teve que passar para demonstrar a sua fidelidade a Deus foi algo inestimável. Se nós parássemos para pensar, não biblicamente, mas sentimentalmente o que ambos sentiram, choraríamos pela linda história que é.

A Bíblia nos conta que Deus chegou para Abraão, no intuito de prova-lo. Deus o chamou e disse para tomar o seu único filho, Isaque, a quem amava e ir a uma terra chamada Moriá para ofertar seu filho em holocausto.
Voltando um pouco no contexto bíblico, podemos ver que Sara, esposa de Abraão, tinha dificuldades para ter filho e o único filho que eles tiveram foi quando já estavam com cerca de 100 anos de idade e através de intervenção divina, onde Deus havia prometido a eles um filho. Nasce, então, Isaque.

Isaque era o filho único, fruto de um relacionamento de Sara e Abraão. Podemos ver, no capítulo 21, que Abraão se alegrava muito com seu filho, porquanto era a sua descendência. E tudo parecia indo ótimo, Isaque crescia, se fortalecia; porém, um dia, Deus requisitou-o a Abraão.

Imagine você e sua esposa (ou marido) que há anos tentavam ter um filho. E, já na velhice, Deus te concedesse uma criança. Essa criança cresceria alguns anos, seria o símbolo de felicidade de vocês, o casal! A sua descendência! E, então, da mesma forma que Deus desse, Ele chegasse para você e dissesse:
- Agora eu quero seu filho de volta.
Como você reagiria? Como você aguentaria? Será que iria espernear, dizer que não. Não daria seu único filho porque isso seria maldade?! Provavelmente agiríamos assim dessa forma, pois, o amor que temos para com os nossos filhos é algo tremendo e incomparável. Mas não foi o que Abraão fez.

Quando eu vejo a história de Abraão, sinto uma vontade imensa de chorar. Mas não um choro de tristeza, mas de felicidade por tudo que ele suportou e foi fiel a Deus. Na tristeza e na alegria, como sempre dizemos. Abraão então sai da sua casa, toma a Isaque e começa a andar em direção ao local onde Deus havia ordenado. Naquela época, as pessoas ofertavam a Deus um cordeiro imaculado, sem manchas, como forma de agradecimento, perdão dos pecados, pedido e engrandecimento a Ele. Eu posso imaginar a situação de Abraão que estava levando seu próprio filho para ser ofertado ao Senhor, para morrer perante o altar de Deus.

Em nenhum momento da Bíblia é registrado que Abraão murmurou, que Abraão foi de contra a vontade de Deus. Foi então que seu filho pergunta a ele:
- Meu pai! Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
Querido! Eu não consigo olhar para essa situação sem encher os olhos de lágrimas. O próprio filho de Abraão perguntando a seu pai onde estaria o cordeiro para o sacrifício, e Abraão sabendo que o cordeiro seria Isaque! Seu próprio filho! E Abraão responde:
- Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.
E eles continuam andando. Seu pai então amarra a Isaque em cima do holocausto. A Bíblia não nos fala que Isaque resistiu. Mesmo sabendo que ele seria o cordeiro, ele foi firme em fazer a vontade de Deus e de seu pai. Como um cordeiro mudo, foi ao holocausto. E quando Abraão toma o cutelo para imolar seu filho, o anjo do Senhor aparece dizendo:
- Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

E, assim, Isaque foi poupado.

Queridos, vamos refletir um pouco nessa história. Deus pediu para Abraão o seu único filho amado.
Muitas vezes, temos receio em renunciar algo a Deus, em dar o que temos de melhor, o que amamos mais, o que tem tomado mais do nosso tempo. Abraão amava a seu filho, porém, antes de tudo, amava a Deus. E, independente do que Deus mandasse ele fazer, ele faria por amor a Deus.



Se Abraão foi capaz de renunciar o seu próprio filho, porque nós não somos capaz de renunciar algo por Deus? Renunciar uma hora de nosso tempo diário para ofertar a Deus, renunciar nossos pecados, renunciar nossas amizades que não nos edificam, renunciar-nos do mundo. A vida de Abraão foi marcada por Renúncias. E, querido, se Deus te manda renunciar algo. tenha certeza que é para o seu próprio bem. Acaso não foi o Senhor mesmo quem renunciou o seu próprio filho amado em remissão de nossos pecados? Deus teve que presenciar Jesus sofrendo, e morrendo na Cruz, para que nós pudéssemos ter a vida eterna. Renuncie algo ao Senhor, renuncie a sua vida! Fale: - Senhor, eu renuncio a minha vida. Ela é tua e podes fazer o que quiser comigo, cumpra a Tua vontade em mim.
Pois, a vontade do Senhor é o melhor para nós.

Pessoal, espero que tenham compreendido o que Deus quis falar através dessa Palavra. Que nós possamos estar dispostos a dizer: Senhor, eu renuncio a minha vida, renuncio o meu tudo, por Ti.

“Aquele que pensa que tem a sua vida segura, perde-a, mas aquele que perder a sua vida por minha causa, é quem a tem segura”.


Graça e Paz,

Átila Alencar (@atilaalencar).

Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Bell disse...

Nossa Átila, escrevi um post sobre esse tema também!
Sempre me pego, colocando algo na frente de Deus, seja pessoas sonhos ou coisas.
Devemos amar a Deus sobre todas coisas sempre!!
Deus te abençoe

Átila Alencar disse...

Amém, Bell!
É muito difícil renunciar algo, às vezes. Mas sempre devemos nos lembrar que o nosso amor por Deus deve ser maior do que o amor pelas bençãos que ele nos deu.
Deus te abençõe também!

Opinaleitor disse...

"Renunciar uma hora de nosso tempo diário para ofertar a Deus, renunciar nossos pecados, renunciar nossas amizades que não nos edificam, renunciar-nos do mundo."
Isso foi algo que posso dizer que aprendi há pouco tempo ou que continuo aprendendo. Sei que muitas vezes é difícil entregar sua vida completamente a Deus, renunciar uma hora de lazer para ficar com ele, mas sei também que é compensador. Espero que meu aprendizado nunca acabe e que, cada vez mais, consiga me aproximar de Deus.
Átila, confesso que esse foi seu melhor texto. ( e olha que eu sou fã :D). Espero que Deus transmita a você todas as coisas boas do mundo! :)

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010