O Tanque de Betesda

quinta-feira, 18 de agosto de 2011








A paz do Senhor a todos! :]

Meu nome é Átila Alencar e sou novo por aqui, sim (hehe). Agradeço a oportunidade que Deus, através da vida do André, me deu para estar postando aqui e estar trazendo a Palavra do Senhor para muitas vidas. Creio que Deus tem um propósito em tudo e, pela graça dEle, estou aqui. Por isso, queria compartilhar uma palavra simples e tremenda da parte do Senhor.

Texto Base: João 5:1-9

Quando eu leio esta história, eu encontro coisas grandiosas que Jesus tenta nos transmitir. A Bíblia nos fala que existia uma festa ali entre os Judeus (provavelmente seria a páscoa) e Jesus subiu, então, a Jerusalém.
Em Jerusalém, existe um tanque, chamado em hebreu, Betesda que significa A CASA DA MISERICÓRDIA. Neste local, existiam vários enfermos: cegos, coxos, paralíticos; que esperavam o movimento das águas porque um anjo, em certo tempo, descia ao tanque e as agitava, e o primeiro que ali descesse, seria sarado de qualquer enfermidade. E a Bíblia nos conta que existia um homem que, há trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, que estava passando por ali, se achega a esse homem, que era paralítico, e pergunta:
“Queres ficar são?”

PERAÍ! Mas que tipo de pergunta é essa? Esse homem estava há 38 anos vivendo uma enfermidade, vivendo em cima de uma maca, não conseguia andar, anos e anos de sofrimento e Jesus o pergunta se ele queria ficar são? Não era óbvio que ele queria, sim, ficar livre de sua doença?
Mas vamos seguir adiante.

O paralítico então responde, dizendo:
“Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim”

Jesus então disse:
“Levanta-te, toma tua cama (leito) e anda.”

Então, no versículo nove diz:
João 5:9 Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.

Betesda era um local onde se ajuntava centenas de pessoas que buscavam a cura de sua enfermidade, e aquele homem estava ali, incapaz de se mover, sem ninguém para levá-lo ao tanque quando as águas se movessem. O nome Betesda chega a ser uma ironia. Significa a “A Casa da Misericórdia”, porém, não tinha nada de misericordioso; porque somente uma pessoa poderia ser curada e somente quando um anjo passasse ali. Então, chega uma pessoa que muda todo o contexto daquela história: Jesus Cristo.

Jesus se achega ao paralítico, e faz uma pergunta simples: “Queres ficar são?”.
O mais lógico que poderíamos pensar a ser respondido seria: “Sim, eu quero ser curado!”. Porém, não é isso que ele responde. O homem começa, então, a colocar uma série de dificuldades, começa a falar que não tem ninguém que o leve para o tanque, que sempre outra pessoa desce antes dele; mas ele não entendia que o próprio Jesus Cristo, a própria misericórdia estava ali na sua frente!

Aquele homem estava desacreditado, fraco, ele não tinha mais fé, nem força, não acreditava nem mais que era possível obter sua cura. A sua doença não era somente física, aquilo refletia também a parte espiritual dele. Ele, sendo paralítico, não conseguia trabalhar, não tinha sustento, não tinha sequer amigos.

Você pode me perguntar: “Mas, Átila, o que isso tudo tem a ver comigo?!”

Muitas vezes estamos com nossa saúde física completa, porém, muitas vezes, também, estamos fracos espiritualmente. Estamos cansados, oprimidos, vivendo uma rotina cansativa a cada dia. E os dias vão passando... Meses... Anos... E, vamos ficando doente por dentro. E, da mesma forma como Jesus chegou para esse homem, o mesmo Cristo te pergunta hoje:

“Filho, queres ficar são?”

Jesus Cristo te pergunta se queres ser curado. Ser curado de tudo o que esse mundo te fez, de todas as marcas e feridas que você tem carregado, de todo o fardo que você tem colocado nas tuas costas que te faz querer desistir, te faz querer ficar só deitado numa cama, esperando o tempo passar, porque já não agüenta mais viver na mesma situação. Jesus Cristo te pergunta HOJE. Não amanhã, não ontem. Mas nesse momento, se você quer mudado.

Essa pergunta vai refletir em toda a sua vida espiritual, física e emocional. “Você quer ser curado? Você quer viver uma vida de compromisso com Deus? Você quer ser uma fonte de bênçãos para a vida de outras pessoas? Você está disposto a ser totalmente restaurado? Você quer ser santificado? Quer ser forte espiritualmente?” É isso que o Senhor te pergunta.
As águas do tanque de Betesda só se moviam raramente, em certas ocasiões. Mas Jesus Cristo está sempre conosco, a qualquer momento.

Basta você entregar a sua vida a Cristo, dizer: “Sim, Jesus, eu quero ser mudado! Eu quero ser uma Nova Criatura! Eu quero ser CURADO do que o mundo me fez!”.

E Ele vai te responder:

“Filho, levanta, toma o teu leito, e anda.”

Amém, pessoal? Graça e Paz a todos,

Átila Alencar.

Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Jéssica Barbosa disse...

Espero que esse texto toque o coração de muitas pessoas assim como tocou o meu.

Opinaleitor disse...

Parabéns por entrar na equipe do site :)
Me identifiquei muito com o post e não acho que isso tenha sido bom hauhaua, mas espero que agora eu possa responder Sim ao invés de colocar dificuldades quando Jesus me perguntar se quero ficar são :)

"Muitas vezes estamos com nossa saúde física completa, porém, muitas vezes, também, estamos fracos espiritualmente. Estamos cansados, oprimidos, vivendo uma rotina cansativa a cada dia. E os dias vão passando... Meses... Anos... E, vamos ficando doente por dentro."

Átila Alencar disse...

Amém, Jéssica. Que Deus te abençõe. Também espero que esse texto alcance muitas pessoas, para a glória do Senhor.

Pedro, independente de tudo, diferente do Tanque que estava em Betesda, Jesus SEMPRE vai estar conosco, esperando que a cada dia, a cada amanhecer, nós possamos dizer a Ele que nós queremos mudar! Deus te abençõe tremendamente, cara.

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010