Amor ou paixão ?

domingo, 29 de maio de 2011









(Escrito por Wosney Souza)

Não sei se você já parou pra pensar, mas qual a diferença entre Amor e Paixão? O engraçado é que perguntei isso uma vez para uns alunos meus e eles me responderam que num relacionamento, o que vem primeiro é a paixão e depois o amor vai brotando. Mas como assim? Então, paixão é o famoso "ficar", "dar uns beijinhos", "ir pro escurinho", e amor é quando decidimos partir pra algo mais sério? Complicado essa definição, não é? Então vamos pensar um pouco sobre isso.

Ultimamente, temos visto diversas músicas no meio gospel falando “estou apaixonado por Ti, Jesus!”, dentre outras expressões de paixão e tal. Você já percebeu que durante a vinda de Cristo, ele NUNCA citou a palavra Paixão? Sério mesmo! Agente normalmente não presta atenção nisso, mas Jesus nunca citou a palavra Paixão. Ele nunca disse: se apaixonem pelo Pai, mas sempre utilizou a palavra AMOR quando se referia a um relacionamento, seja com Deus ou entre os homens. Sabe por que disso? Porque Paixão é algo passageiro, já amor, não! Amor é algo que dura, é algo que não trás mágoa ou rancor, é algo que trás alegria e não tristeza e sofrimento. A própria palavra de Deus diz em I Coríntios 13:7: “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor JAMAIS acaba”. Percebeu? JAMAIS ACABA! Só que hoje, o que a nossa geração tem vivido são paixões (ou há aqueles que digam “paixonites”), e se esquecem do que realmente é um relacionamento embasado no amor de Cristo.

Uma jovem da igreja uma vez me disse que estava com vontade de terminar com seu namorado, pois ele era ciumento demais; ligava a cada minuto para saber onde ela estava e com quem estava; se ela estava bem, se havia se alimentado, se dormiu bem e, acreditem se quiser, pra saber até com que roupa ela estava na faculdade. Já é um pouco demais, não acha? Só que tem um detalhe aí. Ela é cristã, ativa no Ministério de Louvor e Artes da igreja, mas o bonitão era do mundão. Olha o jugo desigual aí! Se atentarmos aos fatos, vamos ver que ele não a amava, mas sim era apaixonado por ela, pois quem ama não sente ciúmes extremos assim; quem ama não vigia os passos noite-dia; quem ama respeita e confia no outro. Ainda em I Coríntios 13, nos versos 4-5, vemos que Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas”. Claro que ciúmes na dose certa é algo bom, pois mostra que você está preocupado com a pessoa. Mas cuidado com os ciúmes em excesso!

A nossa geração tem se visto perdida quando o assunto é namoro. Nós temos dado um lugar fora de série para as paixões e não temos ocupado nosso coração com o amor genuíno. Deus criou o amor para que tenhamos alegria, só que o diabo, sujo e maligno, “criou” a paixão, que nos maltrata, nos faz chorar, nos aborrece e, principalmente, quebra a aliança entre nós e Deus. Em Gálatas 5:13 está escrito: “Vocês foram chamados para a LIBERDADE. Mas não usem a liberdade para dar lugar a carne”. Onde têm sido firmada as nossas atitudes como um casal em Cristo? Será que Jesus se agradaria do estilo do seu namoro?

Em um Namoro Cristão o que nós precisamos é de mais distância e mais luz. Mas como assim mais distância? Não se assuste, mas é isso mesmo. Mais distância é o crucial de um namoro sadio. Existem casais que se colam tanto, que parecem que vão se fundir em um só. Não há necessidade de colar demais minha gente! Mais luz refere-se não apenas a Luz de Cristo no meio de nós, mas também em pensar que quanto mais iluminado o lugar, melhor é o ambiente para namorar. Nada de cantinhos escurinhos queridos! O legal mesmo é que o namoro fosse no meio de um campo de futebol com aqueles mega, ultra refletores.

Acima de tudo isso, faz-se necessário que o casal tenha a consciência de que Deus tem que se agradar do seu namoro. A nossa querida “irmã em Cristo” Claúdia Leitte canta uma música assim: “Eu quero é mais, é beijar na boca. Eu quero é mais, é beijar na boca. Eu quero é mais, é beijar na boca e ser feliz daqui pra frente e sempre!”. Muito profética essa música, né? Mas meus queridos, o namoro Cristão não deve ser beijar na boca. O namoro Cristão é para iniciar um compromisso, não só com o outro, mas com Deus em primeiro lugar, para que o casal se conheça e não façam uma má escolha para o casamento. Deus quer constituir famílias embasadas no amor que Ele tem para conosco, e não em casais que não se respeitam, que não se tratam bem, que morrem em ciúmes, dentre outras coisas.

Portanto, queridos, você que namora, ore! Ore muito! Vou dar uma dica: minha irmã estava namorando um rapaz lá da igreja e, durante todo o namoro, eles fizeram uma aliança com Deus de que o relacionamento deles seria focalizado na presença de Deus. Então, todo dia eles faziam um momento de oração para pedidos particulares e, principalmente, para o relacionamento deles. Sabe no que deu? Os dois noivaram nesse fim de semana passada e vão se casar, para Honra e Glória do nome de Jesus. Um namoro Cristão puro, limpo, genuíno, com Amor e não paixão e, acima de tudo, cheio da presença de Deus.

Coloque seu relacionamento na presença de Deus e você verá o quanto Deus vai fazer brotar em vocês o amor dEle para a constituição de mais uma família.

Que Deus nos abençoe!!!

Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Dayana R. disse...

Nossa wosney gostei muito do texto! ^^

Carla disse...

Yuhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu......

Que isso heim?!
Arrepiei, agora...
Meu namoro foi entregue pra Deus, mais como sempre o diabo tentou neah??!!
Mas como minha vida sempre esteve entregue para Deus hoje meu casamento é consagrado...

E pra vocês que namoraa....

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuita Luz elétrica....
E mantenham sempre a distância...

Ah... Dê os parabéns para a Wágida pra mim Mocinhu!

Bjão e mais uma vez... Sensacional suas palavras...
Bjx

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010