As crônicas de Nárnia .:. C.S. Lewis

terça-feira, 2 de novembro de 2010





Galera tenho uma novidade para vocês, temos um novo colunista ! UHUL ! É um grande amigo, Vinicius Ávila ! Ele ficará responsável pela parte cultural do blog, filmes, livros, música ! O cara é fera, formado em história pela UFF ! E não é um coroa não rs ! Hoje teremos o primeiro texto dele por aqui ! E quem quiser adicionar ele no Twitter vai lá: @viniciusavila



(Escrito por Vinicius Ávila)

Animais falantes, bruxos, magos, portais cósmicos, crianças, reis, rainhas, suspense e muita aventura. Será que estou escrevendo sobre Harry Potter?! Ou quem sabe sobre a trilogia “O Senhor dos Anéis”? E se eu te disser que esse mundo faz parte das histórias de um livro cristão, escrito por um autor salvo em Jesus e que tem edificado a fé de milhões de pessoas pelo mundo. Você acreditaria?! Então pode acreditar. Estou falando de C. S. Lewis, que nasceu na Irlanda em 1898. Convertido, Lewis era escritor e queria usar o seu dom para falar da sua fé em Deus e em Jesus.

Lewis então teve como idéia usar uma forma muito comum de contar e escrever histórias muito comuns que são as lendas, ou fábulas. Histórias de faz-de-conta, que os pais contavam para seus filhos. Ele criou um verdadeiro mundo “de mentirinha”, de “faz-de-conta”. Um lugar chamado Nárnia. No mundo de fantasia de Nárnia há cavalos que voam, castores que falam, países e cidades incríveis, bruxos e reinos. Muito louco um crente inventar tudo isso né?!!! Parece coisa de quem puxou um “cigarrinho do capeta”... Mais foi pura estratégia de Deus para o Lewis alcançar o coração das crianças de sua época, atingindo os lares e famílias através delas. Como diz em 1º Coríntios 1.27 “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”.

Eu conheci Lewis e o mundo de Nárnia quando vi o filme “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas”. Me disseram que era um filme com base cristã. Vi o filme e confesso que não vi muita coisa que claramente me fizesse entender que era um filme com base cristã não. Mas depois fui pesquisar mais sobre as histórias dos personagens. Conhecendo melhor as histórias dos irmãos Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia, da terra de Nárnia e do Leão Aslam vi que Lewis era um gênio, e um gênio de Deus!!!

Ele usou a literatura infanto-juvenil para escrever através de seus personagens sobre a criação do mundo, o amor de Deus pela humanidade, pecado, arrependimento, sacrifício, ressureição, salmos... Tá tudo lá nos livros As Crônicas de Nárnia.

Ao todo são 7 livros. Mas tem também o volume único que são todos os 7 livros numa única edição. Para quem gosta de ler, ou ficou curioso, vale a pena comprar. O livro volume único está sempre em promoção no site Submarino por parcos 25 reais. E também já foram lançados 2 filmes: “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (2005) e “Príncipe Caspian” (2008), os dois lançados pelos estúdios Disney. Nesse Natal estréia o terceiro filme “A Viagem do Peregrino da Alvorada” que corresponde ao 7º e último livro da série. Não deixe de assistir. Veja como é a multiforme graça de Deus lendo os livros e assistindo os filmes. Deus age da forma que Ele quer, o importante é colocarmos nossas aptidões, nossas habilidades, a serviço do Senhor para servir ao próximo. O importante é falarmos do amor de Deus através das nossas próprias vidas e usando estratégias inteligentes e inovadoras. Um grande abraço a todos, espero que vocês tenham curtido esse primeiro texto, até a próxima!


Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Unknown disse...

Peregrino da Alvorada é o 3º livro da série que ele lançou e o 5º segundo a organização cronológica. o 7º e último é 'A Última Batalha' que é tipos, Apocalipse.

http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Cr%C3%B4nicas_de_N%C3%A1rnia

abs

@mcdaans

Unknown disse...

Eu conheci as Cronicas de Nárina antes mesmo de lançar o filme; li meu primeiro livro da série quando estava na sexta série, e desde então me apaixonei! Quando soube que começariam a gravar, noussa... fiquei numa expectativa daquelas! Estou hoje com 23 anos, e de vez em quando o pego pra ler e não tem jeito, sempre aprendo algo novo, sempre me supreendo com verdades profundas que antes já tinha lido, porém não as observado; Já fiz a proeza de ler o volume único em 2 semanas, trabalhando 8 horas por dia rsrsrs

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010