Profissão: Moda

terça-feira, 19 de outubro de 2010






(Escrito por Mariana Rodrigues)

Profissão: MODA

Olá pessoal, hoje preparei um post muito especial para vocês.Bom, eu amo escrever sobre moda, esse é um assunto que me atrai, e acho muito importante estar antenado nas tendências.A cada matéria que eu posto aqui no blog eu aprendo mais e percebo que esse não é assunto fútil como muitos pensam, porque é importante sim você se vestir bem, isso faz com que a auto-estima fique lá em cima, e ela é um dos motivos que influenciam uma pessoa a ser confiante e estar bem consigo mesma.

Por isso, resolvi fazer essa matéria para mostrar que a moda pode ir além de um hobbie, ela pode também ser uma profissão.Então se você pensa em fazer faculdade de moda, aqui vão dicas a respeito desse assunto.



Áreas de atuação

Moda não é apenas desenhar roupas e saber se vestir, com o mercado em ascensão, a área é bastante abrangente, e fazendo faculdade de moda você pode trabalhar em diversos setores como por exemplo: estilista, consultoria de imagens, desenvolvimento de produtos, modelismo, produção de moda, direção de desfiles, fotografia de moda, agenciamento de modelos, figurino e edição de moda.


Exigências

Em todas as áreas da moda é essencial dominar as tecnologias, ser criativo, propor novas idéias e também gostar de agito.Um fator que pode ser diferencial é a "cultura da moda" que é adquirida no dia-a-dia através de leituras e acompanhamento das tendências mundias.

Você não precisa saber desenhar perfeitamente, o ideal é que você saiba passar a sua idéia para o papel através de desenhos mais técnicos ou com recortes por exemplo.Saber aliar o seu bom gosto a parte técnica é muito importante.

Para fazer sucesso, você tem que ter um diferencial, algo que deixe a sua marca e o seu estilo.



Curso

Na maioria das faculdades tem a duração de quatro anos, e exige bastante disposição pois a maioria das aulas são práticas.Possui matérias como: história da moda, costura, tecnologia têxtil, marketing de moda, modelagem, desenho de moda, fotografia de moda, entre outras.


Mercado de trabalho

Atualmente a industria têxtil é o ramo que tem contratado cada vez mais formados em moda, para a pesquisa de texturas, estampas e tecidos.Oferece as melhores oportunidades, pois paga bons salários e também proporciona viagens profissionais.

Outra área é a de consultoria de imagem, para isso é importante fazer um bom curso de moda, e se possivel se especializar na área fazendo cursos no exterior.

Mas o que pode oferecer uma melhor realização é criar a sua prória marca, com certeza isso vai dar muito trabalho, mas se você tem como investir nisso vá em frente.


Salário

Depende muito da área em que você atua, um consultor de imagem por exemplo pode ganhar 150 reais por hora.Um estágiario pode ganhar cerca de 700 reais e um recém-formado pode ganhar na média de 2.000 mil reais.


Meus conselhos

Em primeiro lugar você precisa ter certeza se é isso mesmo que você gosta para ter como profissão, que é muito diferente de apenas ler revistas e acessar blogs de moda.Muitas pessoas falam que o mercado de trabalho é dificil, mas se você tem disposição e sabe que possui um diferencial, siga em frente.

Eu por exemplo gosto muito de moda, mas estou em dúvida se quero fazer disso a minha profissão.Por isso estou pensando com calma e fazendo pesquisas sobre outras áreas que me interessam.

Então, espero que esse post tenho ajudado você a tirar dúvidas sobre esse assunto.Fiquem com Deus meus queridos.


Pessoal esse é um video que tirei do site guia do estudante sobre o cotidiano de uma estilista.




* Galera esse é o primeiro post de uma série que vamos fazer sobre profissões, recebemos pedidos de matérias que auxiliassem na escolha de uma profissão, pois muitos adolescentes e jovens ficam bem confusos na hora dessa escolha, logo iremos te dar uma mãozinha e te ajudar sobre que segmento profissional você mais se encaixa.


Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010