Namoro Cristão

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012



E aí, povo de DEEEEEEEEEEEEUS!


Tudo tremendo? Tudo na paz? Tudo no Espírito Santo de Deus? Antes de tudo, queria fazer um convite muito especial. Como eu posto na quinta-feira, provavelmente já te convidaram ): PORÉM! Para aqueles que ainda não estão sabendo, dia 27 de Janeiro (anote aí, querido) estará rolando a Twitcam do JdA! Nessa twitcam iremos ter a palavra de Deus sendo ministrada, sorteios para quem tiver online (seguindo no twitter e curtindo no face, ein, pessoal?), risos, choros, testemunhos. O que o Espírito Santo ministrar, será feito! Portanto, não se esqueçam de comparecer virtualmente para que possamos, juntos, adorar ao Santo nome do Senhor! Amém?

Pessoal, agora vamos à Palavra de Deus. O JdA falou muito de relacionamentos nos últimos dias e, adivinha, quero tentar fechar com mais uma palavra sobre relacionamento para a tua vida. Especificamente, sobre Namoro Cristão. Creio que Deus poderá falar contigo tremendamente (e assim espero). Portanto, boa leitura. E que o Espírito Santo possa, a partir de agora, estar ministrando sobre a sua vida.

Chega um momento na vida de qualquer adolescente que o modo que se olha para o sexo oposto já não é o mesmo. Queremos alguém para estar do nosso lado e, como nos filmes de romance, ter um final feliz.


Bem, a palavra Namoro não existe na Bíblia. Sim, ela não existe. Porém, a Bíblia nos deixa claro o tipo de pessoa que devemos conviver antes de um casamento. Para ter um namoro baseado na vontade de Deus, e nos princípios da Bíblia, devemos seguir alguns conceitos da Bíblia. Você já deve ter ouvido aquela frase: “Fulano e Fulana se dão tão bem, parece que foram feitos um para o outro”. Para se ter um relacionamento feliz (bem-aventurado), preste atenção em alguns fatos sobre o namoro e como agir em certas situações.

“Eu quero namorar AGORA!” – Para início de conversa, é de extrema importância saber entender o Kairós (o tempo de Deus). Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso:
“TUDO tem o seu tempo determinado, e HÁ TEMPO PARA TODO O PROPÓSITO debaixo do céu” Eclesiastes 3:1
Podemos simplesmente ver que tudo, exatamente tudo, tem o seu tempo determinado de acordo com o Propósito de Deus. Não podemos ignorar o tempo de Deus. Devemos levar aspectos importantes como idade, maturidade, compromisso, tempo e outras tantas coisas. Muitas vezes, não temos tempo para um namoro, e isso é algo que precisa ficar bem claro. Se você está ligado com as coisas na Igreja, Colégio ou Faculdade, Curso de Línguas e outras tantas coisas; que faz você não ter nenhum tempinho livre... Pense bem antes de iniciar um relacionamento! Você pode cair num erro que muitos caem. Se iniciar um namoro, sem tempo, talvez não seja o tempo certo (Sacou?). Duas coisas poderão acontecer, ou você não vai conseguir dar a atenção que o seu namorado (ou sua namorada) merece, ou vai deixar de dar atenção aos seus afazeres para dividir com ela, ou ele. Nos dois, você irá sair prejudicado. Pois, pense bem antes de começar um compromisso! Lembre-se do TEMPO DE DEUS.

“Mas eu já sou maduro(a)!”
– Muitas vezes somos levados a achar que já possuímos maturidade suficiente; porém, a cada ano que se passa, nos lembramos que no ano anterior, éramos um pouco menos maduro do que o tempo atual. Quando somos crianças, pensamos de uma forma, porém, quando crescemos, já entendemos que algumas coisas que fizemos quando criança, já não faríamos com a idade atual (1° Coríntios 13:11). É um progresso. A maturidade vem de acordo com as experiências que você vivencia no seu dia-a-dia com Deus e com as pessoas. Por isso, pense. “Será que sou maduro o suficiente?” “Eu posso iniciar um compromisso sério?”

“Ai, eu só quero ficar”
– Ficar, ficar, ficar. Um verbo tão normal e inocente que tem sido mudado nos últimos anos. Entenda, se você deseja um Namoro Cristão, um namoro digno diante de Deus, tire essa palavra da sua cabeça. O que é ficar para os adolescentes?
Ficar seria, no caso, beijar sem compromisso, buscando uma auto satisfação. É o famoso “Pegar”. Fiz a seguinte pergunta para dois adolescentes aleatórios. Um menino e uma menina.
O menino respondeu simplesmente:
“Ficar é beijar na boca”
A menina:
“Significa ‘pegar’ uma pessoa só por pegar. Estar ali ‘ficando’ só por diversão.”
Podemos ver que os dois exprimem algo sem compromisso, algo superficial. Deus nos leva para uma vida de compromisso com ele, e quer que nós também sejamos compromissados. Sem querer ser extremo, mas Deus não ‘fica’ conosco. Nós temos um compromisso com o nosso Deus. O “Ficar” nos leva a um sentimento de tristeza, depois que tudo passa. De solidão. Quando ficamos com alguém, tornamos aquela pessoa um objeto para nós. Nosso corpo é templo do Espírito Santo. E eu tenho a ousadia, sim, de afirmar que ficar é pecado. Mas não se detenha às minhas afirmações, e sim a Palavra de Deus. O que ela diz?
Quando ficamos, nos deixamos ser tomado pelos paixões da carne:
II Timóteo 2:22a – Foge, também, dos desejos da mocidade;
Deus criou uma Eva para um Adão. E não 10 ‘Evas’ por noite:
Gênesis 2:18 – E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei UMA adjuntora que esteja como diante dele.
Então, quando ficamos, estamos fugindo dos padrões bíblicos.

“Eu amo o(a) meu(minha) namorado(a) mais que tudo”
– Opa. Cuidado com essa afirmação. Sei que você só pode estar querendo ser ‘fofinho’ com seu(sua) namorado(a), mas lembre-se do versículo bíblico que diz para Amarmos a Deus acima de todas as coisas (Dt 6:5a). Outro problema dos namoros, hoje em dia, é que estão supervalorizando os(as) namorados(as) e se esquecendo de Deus. No momento em que o seu namoro te afasta de Deus. Pense bem, talvez não esteja tomando o rumo certo. O namoro, enfim, é uma caminhada. O Namoro Cristão deve ser entendido como duas pessoas caminhando juntas de acordo com a vontade de Deus. É uma espécie de crescimento mútuo. Então, o seu relacionamento, deve te ligar a Deus, e não afastar. “Buscai primeiro ao Reino de Deus, e a sua justiça, e todos essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

“Meus pais não deixam!”
– Esse é um ponto crucial. Os pais muitas vezes não aprovam o relacionamento, e eles têm os motivos deles. Quando os pais não deixam você namorar com aquele menino, ou aquela menina, o recomendável é perguntar sobre o motivo, primeiramente. Saber por que eles não deixam. Se eles continuarem não deixando, após uma conversa ‘limpa’, continue orando a Deus, pedindo direção, e espere mais um pouco. Se for realmente a vontade de Deus, no tempo certo (como falamos antes), tudo irá se cumprir. Porém, não desobedeça seus pais. Se eles forem contrário a sua vontade, lembrem-se, eles já viveram muito mais tempo que você, e, portanto, possuem muito mais experiência (Lê-se fios de cabelo brancos, hehe).

“Deus me dá um namorado?!”
– A oração. Isso é algo extremamente necessário. Se você deseja ter um compromisso abençoado mesmo, não se esqueça desse tópico! Irei dividir em três seções.
1ª – Você quer alguém para namorar.
2ª – Você gosta de alguém.
3ª – Você está namorando.
No primeiro caso, ore a Deus para que ele dirija uma pessoa certa para você. Entregue-se nas mãos de Deus, pedindo que a pessoa que você for namorar, e consequentemente casar, esteja crescendo espiritualmente. Ore por seus filhos que virão. Pode parecer loucura, mas isso é saudável. Por incrível que pareça, desde já eu já oro para que meus filhos cresçam fortes, saudáveis e no temor do Senhor.
No segundo caso, peça a confirmação de Deus. Se você está gostando daquela pessoa, mas não tem certeza se é ela, ore a Deus, peça uma confirmação, que você possa ver que os atos daquela pessoa, condizem com a vontade de Deus e os princípios da Bíblia.
No terceiro caso, peça a Deus para continuar abençoando o seu namoro, que a cada dia vocês possam crescer juntos espiritualmente, e que o temor do Senhor não saia das vidas de vocês. Orem pelo futuro casamento (ainda abordaremos isso), que também é algo importantíssimo.

“Jugo desigual? O que é isso?”
– O terrível e temível jugo desigual. Primeiramente, entendamos o que é um Jugo. Jugo significa peso, ou carga. Jugo desigual, ao pé da letra, seria a tentativa de colocar dois animais diferentes em uma “Canga” (Espécie de transporte muito antigo, em que um animal fica de um lado, e outro, no outro), como um Boi e uma Mula, por exemplo. Não há como eles andarem em conjunto, pois possuem características diferentes. Isso se contextualiza com os Cristãos. “Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (II Cor. 6:14, NVI). Nós não podemos ter relacionamentos com pessoas de jugo (características) desiguais da nossa. Que comunhão tem a luz com as trevas? Quando temos um relacionamento com outras pessoas que possuem um comportamento diferente do nosso, ou eles se tornam como nós, ou nós nos tornamos como eles. Amós 3:3 diz: “Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Esse é o problema do Jugo Desigual.
Vamos ‘contextualizar’. Imagine você, querida, namora com um rapaz da sua idade, da mesma sala que você na faculdade. Você é Cristão, e ele não. Aos domingos ele quer ir para um Churrasco, de manhã, onde vai ter bebida liberada, enquanto você quer ir pra Escola Dominical aprender a palavra de Deus. Nas terças-feiras você quer ir para um culto, orar, agradecer a Deus por tudo que Ele fez, e seu namorado sair para um forró. Como isso pode coexistir, querida? É impossível. Por acaso dois andam juntos se não estiverem de acordo? Não.
“Ah, mas eu posso levar ele pra igreja”. Amém! Faça isso. Mas como amigos, sem segundas intenções. Porém, não se coloque em um jugo desigual. Escute o que a Palavra de Deus diz. Amém?!

“Enfim, o que é um Namoro Cristão?”
– Namoro Cristão é um namoro que se baseia nas escrituras da Bíblia e na vontade de Deus, respeitando sempre os limites que Ele nos impôs. O Namoro Cristão deve visar o crescimento Espiritual mutuamente, sem querer levar vantagens. É o namoro que possui como fundamento o Amor Ágape, citado em 1ª Coríntios 13, que busca o Casamento feliz no Senhor e no seu Tempo (Kairós), livre de maldades e desejos da carne. Sabendo que é necessária maturidade suficiente para um compromisso com a pessoa enviada por Deus para as nossas vidas, sempre priorizando, juntos, a busca de Deus

Espero que esse texto possa ter edificado alguém. Quando falamos em Namoro Cristão, é algo muito sutil, porém com vários tópicos. Se tivesse que abordar tudo, acho que não caberia em um livro de 50 páginas. Porém, creio que o principal está explicito no texto. Que Deus possa abençoar vocês, e que o seu Namoro possa estar firmado no Senhor.

Graça e Paz,

Átila Alencar
Twitter: @atilaalencar
Facebook: /atila.alencar

Ah, pessoal, antes que eu me esqueça! Qualquer tipo de dúvidas, comentários, críticas, pedido de oração, pedido de amizade, choro, felicidade, alegria, vontade de compartilhar as boas novas, testemunhos, pedidos pra bater um bolinha sexta-feira, whatever! Enviem um e-mail para o JdA!

contato@jesusdeavaianas.com.br
e não se esqueçam de visitar a nossa página do Facebook! É isso aí, pessoal. O negócio tá bonito! E continue nos seguindo no twitter (@jesusdeavaianas). Fiquem com Deus!

Related Posts with Thumbnails

1 comentários:

Unknown disse...

Excelente, gloria a Deus, aprendi o suficiente para agradar ao meu Deus. Obrigada

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010