O Cristianismo dentro de Narnia

sexta-feira, 18 de junho de 2010

(Escrito por André Filipe)

The Chronicles of Narnia:The Voyage of the Dawn Treader (A Viagem do Peregrino da Alvorada)

O filme se baseia no terceiro livro dos cinco que compõem a série escrita por C.S Lewis, a produção do filme não é mais feita pela Walt Disney, que cancelou a parceria agora a nova produtora é a Fox que tem adiado o lançamento do filme constantemente. Porém até o momento a data de lançamento para o Brasil, é no dia 10 de dezembro de 2010. Agora falando do filme veremos que Lúcia e Edmundo voltam a Narnia com seu primo Eustáquio e lá reúnem-se com o príncipe Caspian, para realizar uma viagem através do mar a bordo do navio que intitula o filme (O Peregrino da Alvorada). Ao longo da jornada eles encontram povos não muito amigos, anões, um tritão e nessa aventura o primo Eustáquio acaba virando um dragão após ser enfeitiçado. Porém essa mudança física gera em Eustáquio uma mudança de vida, pois seu caráter foi modificado, e ele passa a ter novas atitudes ao qual não tinha quando chegou a Narnia. É a partir desse momento que podemos ver a temática cristã se apresentando na história, quando o primo tenta novamente se tornar um humano. Essa transformação foi selada em um cerimonial de batismo, em que Aslam pede a Eustáquio que deixe a pele de dragão para trás, com isso ele representa o nascimento de uma nova criatura. Nesta parte o autor do livro também expressa que a mudança no caráter do homem, só ocorre com a ajuda de Deus, impossível somente com a força humana, sendo explicitado quando Eustáquio tenta se livrar da pele de dragão sem obter sucesso. E então Aslam usa suas unhas para arrancar a pele, e no final ainda ocorre o batismo que como o próprio Eustáquio relata,
" A princípio ardeu muito, mas em seguida foi uma delícia" logo retratando a dor ao deixar as coisas do mundo, mas se alegrando com a nova vida.
Outra cena que demonstra claramente o intuito em inserir a temática cristã nas crônicas, é quando no fim do livro Edmundo, Eustáquio e Lúcia chegam ao fim do mundo e são recebidos por Aslam que assume a forma de um cordeiro, que é a forma bíblica de se referir a Jesus. Logo após revela a eles, que não poderão mais voltar a Narnia pois estavam crescendo, então Aslam revela que também está em nosso mundo. Então afirma: "Estou mas tenho outro nome. Vocês tem que aprender a conhecer-me por esse nome, foi por isso que os levei a Narnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor" Acho que é bem visível a intenção do autor em criar uma metáfora entre a história e o cristianismo. Então agora e só aguardar a estréia no Brasil, e conferir esse filme recheado de aventura e mistérios.

Trailer:



Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

Garon Piceli disse...

Carinhosos, troquem o fã trailer pelo original. Grato!

André Filipe disse...

Pronto, assim como vc pediu!

Unknown disse...

po cara mo viagem doida, nem me liguei nessa relaçao com o evangelho de Cristo.
Manerona a assossiaçao que quando morremos para o mundo, nos nascemos pra DEUS!

tig.br12 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tig.br12 disse...

Muito bom esse seu post!
mas eu não sei se vc percebeu mas esse ai é um fã trailer!!
procura mais um pouquinho q vc acha o original
vlw!!abrçs

Postar um comentário

Pessoal comentem a vontade! Só respeitem a opnião dos outros e nada de ofensas por aqui, por favor!

Deixem a opnião de vocês sobre os posts, e sempre que pudermos daremos réplicas aos seus comentários !

*Pessoal que quiser parceria vai lá no menu contato e avisa!

 
Jesus de Avaianas | by TNB ©2010